terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CANGURU-RATO


NOME COMUM: Cangurú-rato NOME EM INGLÊS: Rufous bettong NOME CIENTÍFICO: Aepyrymnus rufescens FILO: Chordata CLASSE: Mammalia ORDEM: Marsupialia FAMíLIA: Macropodidae COMPRIMENTO: (canguru-rato vermelho) 50 cm CAUDA: 40 cm PESO: 2,5 kg
Como muitos outros animais nativos da Austrália, o canguru-rato está ameaçado de extinção. Embora seja menos caçado que o canguru, o canguru-rato é envenenado pelos fazendeiros por que algumas espécies são suspeitas de armazenar grãos de cereais. Além disso, ele morre em consequência da escassez de comida provocada pelos coelhos que os colonos introduziram nesse lugar.
Existem nove espécies de cangurus ratos, espalhadas pelos mais diversos habitats da Austrália e Tasmânia, desde as florestas até os desertos. São pequenos marsupiais parecidos com ratos, embora tenham cauda mais curta e patas traseiras robustas, bem maiores que as dianteiras. As orelhas são arredondadas, a pelagem vai do cinza ao marrom e o ventre é branco. O gigante da espécie é o canguru-rato vermelho, que vive na estepe cerrada. Ele se desloca aos saltos, como todos os cangurus, zigue-zagueando quando é perseguido. Alimenta-se principalmente de folhas e raízes e pode passar um bom tempo sem beber. Os filhotes nascem sob a forma de minúsculos embriões e devem alcançar a bolsa marsupial por si mesmos, para completar seu desenvolvimento.

Nenhum comentário: