terça-feira, 9 de dezembro de 2008

TOUPEIRA MARSUPIAL


Notoryctemorphia é uma ordem de mamíferos marsupiais com apenas uma família, (Notoryctidae), um género (Notoryctes) e duas espécies. Estes animais têm aspecto exterior e forma de vida semelhante ao das toupeiras, sendo o seu equivalente no mundo marsupial e um exemplo de evolução convergente.
As toupeiras-marsupiais estão confinadas às regiões áridas dos desertos da Austrália. Vivem a maior parte da sua vida no subsolo, habitando sistemas complexos de túneis. Estes animais saem para a superfície apenas esporadicamente, sobretudo depois das chuvas sazonais. As toupeiras-marsupiais são cegas, estando os olhos reduzidos a uma lente simples coberta por pele, e não têm orelhas. A cabeça tem formato cónico etermina num focinho afilado. O corpo é tubular e mede entre 10 a 15 cm de comprimento.
As toupeiras-marsupiais não estão claramente relacionadas com nenhum outro grupo de marsupiais e as evidências apontam para que se tenham separado do ramo principal há pelo menos 50 milhões de anos. Não há registos fósseis deste grupo à excepção de um exemplar identificado no Miocénico, que se assemelha bastante às espécies actuais.

Nenhum comentário: