terça-feira, 9 de dezembro de 2008

GAMBÁ


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Infraclasse: Marsupialia Ordem: Didelphimorphia Família: Didelphidae Género: Didelphis INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
O gambá é um marsupial de hábitos noturnos, ou seja, começa a caçar e coletar alimentos durante o período da noite
A alimentação dos gambás consiste em ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros
Possuem hábitos solitários, porém, na época do acasalamento, formam casais para reproduzir. Neste período o casal constroi um ninho de galhos e folhas secas
Produzem, na região das axilas, um líquido de cheiro forte e desagradável que serve para espantar outros animais. Este mesmo odor é produzido pela fêmea na época da reprodução, para atrair o macho.
Os filhotes de gambá nascem na forma de embrião e pesam duas gramas, aproximadamente. O desenvolvimento ocorre na bolsa materna da mãe.
A média de vida de um gambá é de 4 a 5 anos
Possuem vários nomes, dependendo da região do Brasil: micurê (Mato Grosso); mucura (Amazônia); saruê (Bahia) e timbú (Ceará e Pernambuco)
O habitat natural dos gambás é a floresta, porém consegue adaptar-se bem em regiões com presença humana.
Vivem em quase todos os países da América, desde a Argentina até os Estados Unidos.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Cor: cinza escuroComprimento: 40 a 50 cm de comprimento (sem contar a calda)Peso: de 3 a 5 quilos em médiaReprodução: em média 3 gestações por ano, sendo que a fêmea gera de 10 a 20 filhotes em cada gestação.

Um comentário:

JOSE LUIZ disse...

Gostei do foco do teu blog. Ambientalista individual por opção, encontrei um gambá hoje na grade de casa, acabei alimentando-o com ovo. Parece ser fêmea. Agora pesquiso sobre seus hábitos. Achei interessante porque no inicio ficou desconfiado, depois de cheirar o ovo cru várias vezes decidiu tomar...e tomou dois, enquanto eu segurava. Acabei conseguindo que entrasse numa caixa de papelão. Entre o matar um animal tido como repugnante por muitos e predador de galinheiros, optei por deixá-lo viver. Abraços.